Muito se ouve falar sobre empreendedorismo. Atualmente no mercado de trabalho do Brasil, essa tem passado a ser considerada uma característica essencial para a escalada do sucesso mas afinal, o que é empreendedorismo?
É comum pensar que algumas pessoas simplesmente nascem com uma personalidade de empreendedor e boas ideias, isso no entanto, não é verdade, pois, possui um significado mais vasto.
E o principal que você deve saber é: as características que você precisa ter para se tornar um empreendedor de sucesso podem sim serem desenvolvidas e é possível adquirir essas habilidades.
Pode ser entendido empreendedorismo, como a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos. A palavra é também muitas vezes definida como a habilidade em criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio.
O empreendedorismo pode não estar relacionado diretamente a negócios. Pessoas podem demonstrar um pensamento empreendedor em casa, na escola ou na vida pessoal, pois, trata afinal, de criatividade, solução de problemas e visão estratégica.
Contéudos
Conceito
O conceito “Empreendedorismo” foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter, em 1945, como a base de sua teoria da Destruição Criativa. Segundo Schumpeter, o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalista, que consegue reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar as vendas da sua empresa.
Definição
Entende-se, Empreendedorismo como o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. O papel do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em um negócio lucrativo.
O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções e sempre tendo em vista as necessidades das pessoas.
A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.
O que separa possuir o empreendedorismo de ser, efetivamente, um empreendedor não é nada mais do que a ação.
Um indivíduo pode possuir todas as características certas naturalmente, porém, se não escolher agir, colocar suas ideias em prática e batalhar por elas, será impossível conquistar algo.
O que é ser Empreendedor
Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da combinação entre criatividade e imaginação.
Em uma visão mais rudimentar, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes da maioria, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.
Define empreendedor como sendo: “aquele capaz de surpreender os integrantes da empresa, sempre pronto para trazer e gerir novas ideias, produtos ou mudar tudo o que já existe. É um otimista que vive no futuro, transformando crises em oportunidades e exercendo influência nas pessoas para guiá-las em direção às suas ideias.
É aquele que cria algo novo ou inova o que já existe e está sempre pesquisando. O que busca novos negócios e oportunidades com a preocupação na melhoria dos produtos e serviços. Suas ações baseiam-se nas necessidades do mercado.”
A pessoa nasce Empreendedora?
Na verdade ninguém nasce empreendedor. O contato com família, escola, amigos, trabalho, sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de alguns talentos e características de personalidade e bloqueando ou enfraquecendo outros. Isso acontece ao longo da vida, muitas vezes ao acaso, pelas diversas circunstâncias enfrentadas. É um ser social e assim sendo é fruto da relação constante entre os talentos e características individuais e o meio em que vive.
Tipos de Empreendedores
Podem ser muito diferentes um dos outros. Por conta disso, podemos classificá-los em diversos “tipos” de empreendedores. Isso dificulta a nomeação, porém mostra que qualquer pessoa pode ser um empreendedor independente de suas características.
Empreendedor Nato
São geralmente os mais conhecidos e reverenciados. Normalmente são pessoas que começaram a trabalhar desde muito cedo, com poucas condições e acabaram criando grandes empresas. Como desde muito jovens esses empreendedores iniciaram a sua jornada de trabalho, acabaram adquirindo a habilidade de negociação e venda. São visionários, otimistas, estão sempre à frente de seu tempo e comprometem-se 100% para realizar os seus sonhos.
Empreendedor que Aprende
Pode ser caracterizado por ser aquele que ao se deparar com uma oportunidade de negócio, decide aprender a gerir seu próprio empreendimento.
Normalmente são aquelas pessoas que, quando menos esperava, se depararam com uma oportunidade de negócio e tomaram a decisão de mudar o que faziam na vida para se dedicarem ao próprio negócio. Logo, eles caracterizam-se pelo inesperado.
Muitas vezes, esse tipo de empreendedor imaginava que seria sempre um empregado e não gostava de assumir riscos mas quando surge a oportunidade, ele vê-se entusiasmado. E, então, vem a tomada de decisão, que para esse tipo de empreendedor pode levar um pouco mais de tempo para que ele possa decidir mas ele acaba assumindo o risco e criando seu próprio negócio, ou fazendo algum tipo de parceria ou sociedade. É o caso clássico de quando a oportunidade “bate na porta”.
Um ponto importante a se levantar é que o empreendedor que aprende necessita do surgimento de uma oportunidade. Sua característica é de ter uma maior cautela que os demais empreendedores; e, por isso, quando ele se depara com a oportunidade, ele não assume o risco imediatamente mas sim depois de ver as possibilidades e a viabilidade do negócio ou da ideia.
Empreendedor Serial
É o que cria um negócio para vendê-lo. Dessa forma, o capital ganho com essa ideia inicial é utilizado para criar outro, vendê-lo novamente e produzir algo novo sempre, tornando-se uma atividade cíclica. Assim, a venda é parte do fim de um empreendimento e o começo de um novo.
Empreendedor Corporativo
O corporativo tem ganhado importância nos últimos anos devido ao crescimento de multinacionais e à necessidade de inovação e de continuarem evoluindo. São executivos que se destacam e que buscam crescer dentro da empresa, trazendo bons frutos para a organização. Possuem grande conhecimento em ferramentas administrativas e sabem gerenciar uma equipe com excelência.
Também são considerados ótimos vendedores e negociadores, pois sabem vender a sua ideia e trabalhar em situações limitadas, nas quais a empresa não dá toda a liberdade para o empreendedor agir. Esse tipo de empreendedor possui o perfil que é considerado ideal para ele trabalhar em grandes empresas, inclusive eles são muito procurados por tais organizações.
Ele sabe desenvolver relacionamentos dentro e fora da empresa para trazer pessoas à equipe e também gerar novas oportunidades.
Na maioria das vezes, são pessoas que sabem autopromover-se e são muito confiantes, adorando trabalhar com grandes metas e com aquelas que geram grandes recompensas.
Empreendedor Social
Vem de qualquer setor que seja sem fins lucrativos, possuindo as características dos empreendedores tradicionais de criatividade, visão e determinação. Ele busca a inovação social no lugar do dinheiro por meio do emprego e da focalização na inovação, almejando o benefício social que ela pode trazer, além de utilizarem de suas experiências organizacionais e empresariais para ajudar os outros. Podem trabalhar em negócios éticos, órgãos governamentais, públicos, voluntários e comunitários.
Empreendedor Herdeiro
O herdeiro é motivado desde cedo a empreender. Ele tem a missão de continuar o legado da família, administrando a empresa e os recursos nela envolvidos a fim de que o empreendimento se sustente por mais tempo.
Atualmente é comum que executivos sejam contratados para gerir empresas familiares mas o empreendedor herdeiro sempre acompanha de perto as atividades a fim de dar suas impressões e sugestões.
O perfil de empreendedor herdeiro não é único. Existem os tipos mais inovadores, que tendem a buscar medidas diferentes das que estão atuando na empresa e que são mais visionários. Por outro lado, existem o tipo mais conservador, que tende a manter as coisas como estão e tem uma gestão muito mais próxima da gestão anterior.
Empreendedor Normal
É aquele que busca capacitar-se, preocupando-se com os próximos passos da organização, minimizando os riscos, que possui clara visão do futuro e de suas metas para a organização. O planejamento aumenta a capacidade do negócio ser bem sucedido. Logo, o empreendedor normal seria o mais completo e uma referência a ser seguida mas que não representa uma quantidade expressiva de empreendedores na prática.
Se você quer aprender a empreender na internet, a construir seu negócio online, clique no botão abaixo e conheça o treinamento com um dos maiores Empreendedores Digitais no Brasil, que vai te ensinar o passo a passo sobre como ganhar dinheiro na internet: o Fórmula Negócio Online com Alex Vargas.
Deixe um comentário